Toda empresa que deseja obter sucesso e crescer em um mercado cada vez mais competitivo deve desenvolver técnicas que a destaquem. Por isso, ter uma marca bem estruturada e um branding bem executado são fundamentais para quem quer ser lembrado pelo público.
Entretanto, muita gente faz confusão entre as duas terminologias que, apesar de trabalharem pelo mesmo propósito, possuem conceituações distintas.
Se você chegou até aqui, então convidamos a ler este artigo até o fim para saber qual a diferença entre marca e branding. Confira!
Marca é a identidade da empresa
Sabe quando você está com vontade de comer um hambúrguer ou planeja uma viagem e precisa comprar um pacote, e logo já vem à sua mente determinada empresa que oferece esse produto e serviço? Pois bem, isso quer dizer que a marca daquele negócio te trouxe um valor e fez com que você a identificasse na mesma hora.
A marca nada mais é do que a identidade e personalidade que a empresa passa aos seus consumidores e clientes. Ela é composta pelo logotipo, elementos visuais, fonte e todo um trabalho de design que a faz distinguir das demais empresas do mercado.
Mas, além disso, a marca está além da identidade visual. Ela é a identificação que o seu público tem pelas experiências e sentimentos, reforçados pelo valor daquilo que a sua empresa tem para oferecer. Dessa forma, as pessoas se lembrarão com mais facilidade de sua empresa quando precisarem adquirir um serviço ou produto.
Mas, já que a marca deve passar essa mensagem para o público, como então é o trabalho de construção e gerência dessa marca? Bom, é aí que entra o branding!
Branding é a gestão da marca
O branding é um conjunto de estratégias que visa construir uma marca e gerenciá-la para que tenha o seu posicionamento no mercado. É por meio dessas estratégias que o cliente vai adquirindo uma percepção positiva sobre a empresa.
É um trabalho longo e que necessita de um estudo aprofundado de elementos como o público-alvo, o mercado de atuação e a construção de valores da marca para que sejam absorvidos às pessoas que serão impactadas.
A gestão da marca cuida de todo o planejamento, estruturação e criação dos elementos visuais que irão compor sua identidade. É fazer com que ela seja promovida, potencializada e que ganhe visibilidade, fazendo com que sua empresa tenha uma boa imagem e reputação.
O branding tem como função construir a mensagem que o seu público deve absorver para que a marca seja sempre lembrada através de experiências marcantes, por exemplo.
Agora que você sabe qual a diferença entre marca e branding, que tal contar com um serviço profissional como o da RMC Brothers para que seu negócio se destaque na multidão e seja um sucesso com uma estratégia bem definida?
Tenha uma marca que gere valor e identidade para sua empresa por meio de um trabalho de branding duradouro, eficaz e estruturado.
Ah, e aguarde o próximo artigo que vamos explicar como fazer uma gestão de marca de sucesso!
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