O seu site recebe poucos acessos? Você divulga, compartilha, faz, faz e faz, mas o resultado nunca aparece? Então, leia este artigo e comece a aplicar as técnicas certas para atrair mais visitantes e aumentar suas vendas!
Certamente, você já ouviu falar de SEO em outros lugares por aí! E por que se fala tanto disso? Simples! Pelo fato de que ele pode triplicar o acesso de visitas ao seu site gratuitamente. Ou seja, você não paga para obter cliques.
Você sabia, por exemplo, que 58,9% das empresas brasileiras aplicam SEO? Esse número é da pesquisa SEO Trends 2018 realizada pela RockContent, que mostra os resultados práticos e as tendências de SEO no Brasil.
Além disso, mais de 80% das companhias digitais já utilizam essa técnica há muito tempo. Incrível como os negócios online já identificaram a importância do SEO, não é?
E mais, ainda segundo a pesquisa, 59% das empresas tendem a apresentar resultados positivos com o SEO em comparação com aquelas que ainda não o fazem.
O que significa SEO?
Search Engine Optimization (Otimização de mecanismos de buscas) é um conjunto de técnicas de potencialização de seu site, blog ou e-commerce para garantir os melhores níveis de rankeamento nas buscas do Google, aumentar o tráfego e conquistar autoridade!
Essas otimizações envolvem técnicas na elaboração de conteúdo da sua página que prezam a relevância e a facilidade com o qual ele é encontrado.
Como que o Google deixa meu site no topo?
Ao buscar alguma coisa, com certeza você já se deparou com resultados nos quais aparecem a palavra “Anúncio” ou “Ad” em verde.
Isso acontece porque o Google divide o resultado das buscas em duas partes:
- Pagas – quando a empresa compra palavras-chaves no Google Adwords para anunciar, receber mais cliques e aparecer no topo das pesquisas.
- Orgânica – são os resultados gratuitos que aparecem logo abaixo dos pagos.
Para resultados efetivos, são recomendadas para SEO as três primeiras posições dos resultados orgânicos. A tendência é que a maioria das pessoas acesse os sites que estão nestas posições. As taxas de cliques e tráfegos podem chegar em até 30%, aproximadamente. São muito maiores em comparação a quem está na 8ª posição, por exemplo. Ou seja, quanto mais baixa a posição, pior o índice de acesso, que pode chegar a 1%, mesmo estando na primeira página.
E como ficam os sites com versão para celular? Sites responsivos são os que mais alcançam as primeiras posições, uma vez que as buscas através dos smartphones e tablets superam os desktops. Além disso, o design dinâmico também facilita a navegação pelo site, o que garante melhor experiência para o usuário e maior tempo de permanência na página.
Autoridade x Experiência
Você já se perguntou o porquê dos sites que estão na segunda, terceira página dos resultados não conseguirem subir para a primeira, certo? Porque faltam a eles autoridade.
Mas o que é autoridade? São páginas terceiras que referenciam e dão acesso ao seu site por meio de backlinks.
Por exemplo: você possui uma loja de roupas, e uma blogueira faz um post sobre as tendências da moda do verão 2019. No texto, ela aproveita e faz referência ao site da sua loja por meio de um link que dá acesso à sua página.
Quanto mais páginas fizerem referência ao seu site com backlinks, mais autoridade você gera, aproximando-se da primeira página do Google.
Agora, quando nos referimos às primeiras posições, estamos falando da experiência do usuário X qualidade do conteúdo. Ou seja, esta relação está devidamente ligada com o que o seu site oferece ao seu público.
Vamos a mais um exemplo: o cliente quer comprar uma camiseta. No resultado das pesquisas, ao clicar na sua loja, mesmo não estando nas primeiras posições, ele navega pelo seu site e encontra o que estava procurando. Ali ele permanece e conclui a compra. Esta atitude dentro do seu site é um ponto positivo para o Google, que reconhece que o conteúdo é relevante e adequado. A pessoa encontrou o que estava procurando, entende?
Quanto mais usuários permanecerem no seu site desta forma, muito mais chances sua pagina terá para alcançar as primeiras posições de resultados. Esta técnica, obviamente, funciona para qualquer ramo e tipo de página como blog, site institucional e etc.
A palavra-chave ideal
A palavra-chave no SEO é aquilo que o usuário digita na busca. A escolha da palavra ou frase exata para otimizar seu site e produzir conteúdo é fundamental para ranquear a sua página de maneira correta.
Existem muitas ferramentas de métricas (números e estatísticas) que mostram como que cada palavra-chave responde ao tráfego, cliques e ranqueamento, a fim de você analisar qual é a melhor para ser usada.
O planejamento das palavras-chaves é a base fundamental para você acertar no aumento das posições no Google. A partir dela, você constrói seu planejamento.
E como emplacar no conteúdo?
Muito mais do que apenas dar o melhor ranqueamento para o seu site, o SEO envolve também a entrega de conteúdo relevante para o usuário. E quando falamos de conteúdo, não é somente escrever um texto de qualidade e pronto. Mas, muitos elementos que o compõem para que os resultados apareçam.
Entre eles estão:
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Facilidade da leitura Formatação adequada Imagens, vídeos, link buildings (referências, citações)
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Uso das palavras-chave de forma correta e natural
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Coerência do conteúdo X o que foi buscado pelo usuário
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Facilidade de busca
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Entrega do que realmente o usuário procura
Ah, e uma coisa importantíssima: não duplique ou copie conteúdo de outra página. Seja original e não plagie jamais! Seu site, caso tenha material duplicado, poderá perder ranqueamento e ser penalizado. Como? Sendo descartado dos resultados das buscas.
Faça SEO
O que podemos te dizer é que: invista! Sim! É importante para o seu site! Não é um bicho de sete cabeças, quando aplicadas as técnicas corretamente. Alcance as primeiras posições no Google, Yahoo, Bing e outros buscadores da internet. Dedique-se e aumente as visitas do seu site.
Lembre-se: para SEO existe diferença no método de alcançar a primeira página do Google e a primeira posição. Para um é levada em conta a autoridade do site, e para o outro o comportamento do usuário.
A qualidade de conteúdo também é imprescindível em todos os aspectos, com um texto aliado a imagens, links, vídeos e outros recursos + a coerência com o que foi pesquisado pelo usuário.
Ah, não esqueça da versão mobile, hein? O Google está priorizando os sites responsivos, já que as pessoas utilizam frequentemente os smartphones e tablets para fazer buscas.
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