Criar e manter uma empresa envolve uma série de tarefas fundamentais. Capital, fluxo de clientes, demanda de trabalho, gerenciamento de crises, técnicas de vendas e etc. Além de tudo isso, ainda tem o investimento na mão de obra e a garantia da qualidade dos produtos e/ou serviços.
Mas, somente essa lista não adianta para que o seu negócio deslanche. Ele deve estar bem posicionado no mercado. Os futuros clientes precisam saber quem é a sua empresa e serem impactados pela personalidade dela. E como fazer isso? Criando sua identidade visual!
Identidade visual? O que é isso?
É o conjunto de elementos visuais que representam uma organização, instituição, produto, serviço, empresa ou ideia. A base é o logotipo, cujo atributo carrega as cores, tipografias, estilo, slogan e a individualidade do negócio.
A partir do logo é possível criar diversos materiais que expressem a identidade visual da organização, como:
- Site
- Cartões de Visita
- Folders/Flyers
- Catálogos
- Material de Papelaria (papel timbrado, envelopes, pastas)
- Entre outros
Por que eu devo criar uma identidade visual?
Todas as pessoas são únicas no mundo. Cada uma delas tem uma personalidade que as diferenciam uma das outras. Já pensou o trabalho que é identificar alguém sem um nome, documento ou assinatura? No mundo corporativo não é diferente.
Com uma identidade visual bem produzida e, acima de tudo, profissional, o seu cliente poderá se impactar com a credibilidade, idoneidade e qualidade do seu negócio; mesmo antes de comprar o seu produto.
Mas, é necessário que os recursos gráficos estejam de acordo com a marca. Não se resume em apenas criar um logotipo, o material e pronto! Mas trazer por meio de estudos e pesquisas, os valores e propósitos da empresa representados no logotipo.
É por meio da identidade visual que é realizada a primeira comunicação com o seu cliente. É possível saber, por exemplo, o status da empresa no mercado e como é o seu perfil: tradicional ou moderno, por exemplo.
Identidade visual e profissionalismo
Tenha em mente o seguinte: o projeto de uma boa comunicação visual é a chave essencial para que o seu negócio seja reconhecido e bem posicionado.
Algumas empresas criam o logotipo por conta própria e todo o material visual de divulgação, a fim de reduzir gastos. É claro que é um direito, mas geralmente muitos erros são cometidos.
Dentre eles estão a escolha das cores, tipografias e até mesmo o uso de imagens não autorizadas, justamente pela falta de técnica e estudos de design e publicidade. Além disso, o material produzido não condiz com a marca e os valores da empresa.
Pode parecer bobagem, mas analise a seguinte situação: a empresa oferece um produto e qualidade X, mas a identidade visual mostra Y. Essa situação interfere muito na credibilidade. Isso é perigoso para o negócio!
É importante contratar uma agência como a RMC Brothers, que realiza estudos e oferece soluções concretas para produzir sua identidade visual de maneira profissional e personalizada, com uma equipe que tem experiência e sabe o que faz. Isso é fundamental para que o seu negócio seja reconhecido e bem posicionado.
Além disso, a marca se reinventa constantemente, e o projeto de identidade visual não se limita apenas no processo de criação inicial. É fundamental que a empresa acompanhe as mudanças do mercado e adapte a sua identidade neste fluxo.
Não tenha dúvidas
Você viu a importância que a identidade visual tem para a sua empresa, e o porquê ela não pode ser deixada de lado no processo de criação do seu negócio? Representar a marca e a essência com elementos visuais e concretos trazem aos seus clientes a credibilidade, idoneidade e personalidade da empresa.
Mas, lembre-se: identidade visual requer estudo profissional e técnica. Não deixe de lado! Confie na RMC para traçar o seu projeto e trazer as melhores soluções. Destaque seu negócio no mercado!
Gostou? Então venha criar a sua identidade visual com a RMC Brothers!
Ah, e compartilhe esse artigo nas redes sociais! ?
Reproduzir este Artigo