© 2019, RMC Brothers - Agência Digital
Compartilhe

Entenda a diferença de App Nativo, Web App e App Híbrido


rmcbrothers - 15 de janeiro de 2019 - 0 comentários

Você já pensou qual o tipo de app que melhor se adequa ao seu projeto? Sabe qual a diferença de cada um deles? Entender a tecnologia certa para o seu negócio é um desafio. Mas, o que não dá para negar diante dos fatos é que cada vez mais gente está fazendo downloads de aplicativos.

Segundo a reportagem do portal Exame, a quantidade de apps baixados em 2017 ultrapassou os 175 bilhões de programas. Os dados foram divulgados pela App Annie, companhia norte-americana que realizou a pesquisa. O Brasil aparece entre os principais países que mais utilizam aplicativos, gastando 200 minutos por dia de uso, em média.

No top 5 de mercados que mais acessam apps, o nosso país aparece em quarto lugar juntamente com a China, Índia, Estados Unidos e Rússia, que está em quinto lugar.

Então, não marque bobeira e venha nessa conhecer a diferença entre os tipos de apps, e qual o melhor modelo para desenvolver o seu aplicativo.

App Nativo: o que é?

É um aplicativo desenvolvido para um determinado sistema operacional. Utiliza uma linguagem específica (Objective-C IOS e Java Android.), ferramentas e componentes de interface que são próprias para cada plataforma.

Ele também consegue se conectar diretamente com os recursos do dispositivo móvel como GPS, acelerômetro, lista de contatos e entre outros.

Vamos a um exemplo: o WhatsApp tem um app construído somente para o IOS e uma outra versão apenas para Android. Logo, o que funciona em um, não vai funcionar no outro.

Falamos de IOS e Android, justamente porque são os sistemas operacionais que dominam os dispositivos móveis. Mas, essa dinâmica serve para qualquer sistema.

Por apresentarem uma programação própria e específica para o sistema operacional, os apps nativos oferecem melhor experiência para o usuário, pois por utilizarem recursos nativos do dispositivo, sua performance é mais rápida.

Mas vale dizer que todos os apps nativos são produzidos de acordo com as políticas internas de cada sistema operacional. Eles obedecem a um modelo de design como o padrão do IOS, da Apple, e o padrão do Android, do Google.

Mas o investimento é alto? Sim, por conta do desenvolvimento, da linguagem específica e manutenção nas lojas de aplicativos, que geram tempo maior e custos mais elevados. Porém, se você busca funcionalidade, rapidez, desempenho e quer oferecer este app para um público mais selecionado, vale à pena o investimento.

Agora, vamos falar do App Híbrido

Com um aplicativo híbrido seu projeto funciona em múltiplos sistemas operacionais, sem a necessidade de desenvolver isoladamente para iOS ou Android, por exemplo. O aplicativo híbrido pode ser construído a partir da linguagem web HTML5 / CSS / JavaScript.

Após publicação nas lojas Apple Store ou Google Play, ao ser baixado e executado no celular, o aplicativo híbrido será rodado pela linguagem web.

Esse modelo é mais rápido para ser construído, e seu investimento é inferior comparado ao de um aplicativo nativo, já que o híbrido aproveita recursos que podem ser usados para as duas plataformas, IOS e Android, por exemplo. Além disso, o valor da manutenção de atualização também é menor.

Ah, e para que o app híbrido possa utilizar alguns recursos do seu tablet, smartphone ou qualquer outro dispositivo móvel, é preciso que se utilize um framework que será responsável pela comunicação entre o dispositivo e o aplicativo.

Chegamos ao Web App!

O web app é o famoso site mobile como, por exemplo, os portais de notícias e as lojas virtuais. Ele não é um aplicativo, propriamente dito, e pode ser acessado por meio de um navegador no smartphone, seja o Safari, Google Chrome, Opera ou outros.

E por que ele pode ser útil para você? Porque não precisa ser baixado no celular, logo, não ocupa memória.

Os web apps são sites desenvolvidos exclusivamente para os dispositivos móveis, cuja programação e servidor reconhecem a origem de acesso e adaptam o site ao smartphone. Assim como no app híbrido, a linguagem tem como base o HTML5 / CSS / Javascript.

A experiência do usuário tende a ser satisfatória, já que o web app pode ser acessado independentemente do sistema operacional.

Entretanto, diferente do aplicativo nativo, o web app não utiliza alguns recursos nativos dos dispositivos móveis e não pode ser disponibilizado nas lojas de aplicativos.

E aí, qual é o melhor para você?

São muitas informações, não é mesmo? O universo dos apps é realmente bem vasto, e para decidir qual a melhor vantagem e solução, é preciso que você entenda qual é o seu público e o propósito de seu projeto.

Por isso, para a famosa pergunta: qual o melhor para mim? A resposta é: depende! Um estudo e planejamento devem ser realizados para saber qual o melhor modelo de aplicativo para o seu negócio.

Gostou? Então, faça seu aplicativo com a RMC Brothers. Aqui você tem todas as vantagens e conta com uma equipe especializada para oferecer a melhor solução em apps para transformar seu projeto em sucesso.

Mande uma mensagem para nós e vamos marcar uma conversa, que tal?

Fique ligado no nosso blog e não perca nenhuma novidade sobre Tecnologia & Design! 😉

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *