© 2019, RMC Brothers - Agência Digital
Compartilhe

Responsivo e mobile: qual a diferença entre esses sites?


rmcbrothers - 2 de janeiro de 2019 - 0 comentários

Diz aí, de onde você está lendo este texto? Pelo seu celular, tablet ou desktop? Adaptação multimídia deixou de ser novidade e virou necessidade!

A PNAD 2017 – Características gerais dos domicílios e dos moradores 2017Abrir Link, pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), mostrou que em 92,7% dos domicílios, um morador possuía celular. Superior aos 92,3% de 2016. Do outro lado, o uso dos computadores vem diminuindo, estando em posse de 44% das residências.

O IBGE ainda apresentou, como consta nessa reportagem, que 69% das pessoas entrevistadas acessaram a internet pelo smartphone em 2017. Um ano antes foram 60%. Já o número de acessos pelo computador foi de 38,8% contra 40% em 2016.

Junto com tudo isso, o acesso à internet pelas TVs também cresceu consideravelmente. As Smartvs vêm ganhando destaque e espaço com a retirada do acesso analógico.

Por conta dessa realidade, os sites da internet estão precisando se adaptar aos diferentes dispositivos. Quantas vezes ao entrar em uma página pelo celular, você precisou dar zoom para ver uma imagem e ampliar o texto? Agoniante, não é?

Então, é por isso que hoje em dia falamos tanto de sites responsivos e mobile! Já ouviu falar deles? Você sabia que eles possuem diferenças? Então, essa é a hora de você tirar todas as suas dúvidas!

Os dois cumprem a mesma função, porém a técnica utilizada é diferente.

O que é um site mobile?

O site mobile, ou web app, é uma página criada especialmente para dispositivos móveis como smartphones e tablets.

Um novo site é criado com layout específico para versão mobile.

Este tipo de página também conta com um subdomínio, ou seja, uma URL diferente do site do computador. Ela pode ser m.nomedosite.com.br ou mobile.nomedosite.com.br.

E por que um subdomínio? Porque, quando o usuário acessa o site pelo navegador do smartphone, o servidor reconhece de qual dispositivo ele está sendo acessado e redireciona para a URL da versão mobile.

Geralmente, as grandes empresas e-commerce costumam utilizar este tipo de site.

E o site responsivo?

O site responsivo cumpre função semelhante à da versão mobile, porém, utilizando a mesma estrutura da versão desktop.

Ou seja, não é necessário criar um novo site e nem mesmo um novo domínio. Sites responsivos utilizam tecnologia para se adaptar automaticamente em dispositivos com diferentes tamanhos de tela.

O design responsivo aproveita os espaços vazios da tela para preenchê-los da melhor forma, a fim de trazer a perfeita navegabilidade ao usuário.

Para se ter um exemplo, a largura das imagens se redimensiona, as fontes alteram de tamanho, os botões do menu se reformatam para ficar bem-posicionados, assim como todos os demais elementos. Tudo automaticamente!

Qual a melhor solução para mim, afinal?

Não existe uma regra definida. Tudo depende do seu projeto.

Conte com a RMC Brothers para te ajudar a escolher a melhor opção para sua empresa.

Lembre-se, ambos os sites visam garantir a melhor experiência para o usuário e um tempo de permanência maior na página.

Ah, a TV é um dispositivo que vem crescendo no acesso à internet. Leve isso em consideração também.

Fique ligado em nossas novidades aqui no blog! 😉

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *